Saiba como ajudar com a ansiedade do seu filho

Saiba como ajudar com a ansiedade do seu filho

A ansiedade atinge tanto adultos quanto crianças e deve ser vista como algo importante e que requer atenção e tratamento. Quando atinge as crianças, a ansiedade se torna um problema mais complicado, pois as crianças, apesar de muitas vezes se expressarem bem, geralmente não conseguem dizer nem identificar o que realmente estão sentindo.

Para fazer o tratamento adequado, é preciso antes de tudo procurar um psicólogo. Ele vai saber identificar as causas e qual a melhor abordagem para o tratamento. Veja algumas dicas de como ajudar seu filho a lidar com a ansiedade

Uso de eletrônicos

Hoje é quase impossível deixar as crianças longe dos aparelhos eletrônicos, mas é importante que ela não passe muito tempo do seu dia utilizando-os. Os pais e responsáveis devem controlar, observar, monitorar e reduzir o uso desses aparelhos. Lembre-se: o uso não é proibido, mas deve-se ter cautela. Ofereça outras possibilidades de lazer.

Vida ao ar livre

Para a criança, ter contato com a natureza e os animais é bastante benéfico tanto fisicamente quando psicologicamente. Crie programas fora de casa e dê às crianças a oportunidade de brincar com animais sempre que possível.

Menos cobrança

Tente não fazer muitas cobranças. Cobrá-las demais pode deixar a criança insegura e ansiosa. É importante educar e ensinar sobre responsabilidades, mas jamais sobrecarregá-las.

Passe tempo junto

Crianças que passam tempo com os pais e responsáveis se sentem mais seguras, e criança segura é menos ansiosa. Realize atividades que fortaleçam os vínculos afetivos, como cozinhar em família ou assistir um filme da escolha de todos.

Estimule a leitura

Incentive seu filho a ler. Uma ótima forma de fazer é isso é a criança ver que os pais são leitores. Crianças tendem a reproduzir os hábitos dos pais. Vale todo tipo de leitura que esteja adequada à idade. Leia junto, faça vozes para os personagens, crie um ambiente estimulante e mostre que ler é uma coisa prazerosa.

Música

Ouvir musica e tocar instrumentos são ótimos aliados para controlar a ansiedade.

Gaste energia

Gastar energia é uma ótima forma de se acalmar. Proponha brincadeiras que precisem correr, pular, dançar etc. Deixe seu filho brincar livremente.

Ioga e mindfulness

São técnicas que ajudam a relaxar e a controlar a ansiedade. Permitem que a criança desacelere, se conecte com o silêncio interior e entenda seus sentimentos.

Ensine técnicas de respiração

Uma maneira eficaz de amenizar uma crise de ansiedade é respirar. Ensine para a criança técnicas de respiração. Respirar profundamente e soltar o ar devagar ajuda a aquietar a mente e a reduzir a ansiedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *