A Disciplina e o Amor como ferramenta pedagógica

A Disciplina e o Amor como ferramenta pedagógica

Quando tentamos estabelecer posturas autoritárias de forma radical no processo de educação das crianças, tendemos a perder rapidamente o controle da situação.
Do mesmo modo, se formos muito permissivos, é possível se ter uma vida menos estressante com elas ao nosso redor. E isso é um erro terrível. O grande problema é que fica como se a nossa vida estivesse sempre condicionada aos seus desejos.
Para que a educação seja mais plena, além de outros fatores, ela perpassa por três aspectos: amor, disciplina e carinho.
O amor é a base de todo relacionamento, e precisa ser recíproco. Com as crianças não é diferente. Apenas com o amor é possível passar por situações adversas mantendo o controle e fazendo o melhor possível.
Disciplina na relação de educação é à capacidade de assumir o controle das situações com os pequenos, atuando como um guia fiel. A autoridade não precisa ser encorajada entre os pais, pois se algum deles for desacreditado na frente da criança, poderá perder a sua.
Sempre com diálogos, os pontos de vista diferentes devem ser tratados em particular.
O carinho é a ferramenta que faz com que toda a aprendizagem não seja dolorosa, mas que facilite e estimule os sentidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *